Descrição
Até recentemente, por volta de 2013, o volume de negócios da indústria petrolífera era dez vezes superior ao de qualquer outra indústria. O ouro negro, por um século e meio, foi o motor do desenvolvimento econômico e a fonte dos maiores lucros, mas foi também a causa dos maiores infortúnios para os países que o descobriram em seu solo. Quanto tempo isso ainda vai durar? Não sabemos. Há mais de dez anos, empurramos constantemente para a frente o momento em que não encontraremos mais petróleo na Terra. Será em 2040? 2060? Em todo caso, será bem depois que a catástrofe ecológica do aquecimento global, última e derradeira maldição, nos obrigue a abrir mão dele. É essa história, às vezes longa, mas terrivelmente curta, essa história que caminha junto com a Revolução Industrial e que está terminando neste momento, sob nosso olhar, que vamos contar… Era uma vez, no sábado, dia 27 de agosto de 1859, um falso coronel do Exército americano que cavava um poço às margens de um riacho na Pensilvânia…
Os Autores
Jean-Pierre Pécau nasceu em Paris. Seus estudos de História o levaram a trabalhar dois anos como professor, mas ele decidiu mudar de rumo quando o fenômeno dos role-playing games chegou à França, em 1980, indo trabalhar em uma empresa importadora de jogos, a Donjons et Dragons. Paralelamente, participou como redator dos primeiros números do jornal Casus Belli, com histórias destinadas a adolescentes. Deu seus primeiros passos nos quadrinhos com Zentak. Na sequência vieram Little Blade, Nash e seu best-seller L’Histoire Secrète. Em 2010, com Fred Blanchard e Fred Duval, lançou a série Jour J, que reinventa acontecimentos históricos. Através dos quadrinhos, Pécau se reconectou com sua primeira paixão, a História. Em 2019, lançou Nevada, uma nova série com Fred Duval e desenhos de Colin Wilson. Também publicou diversas graphic novels, como Cavalerie Rouge e Cœur de Ténèbres, com desenhos de Benjamin Bachelier.
Fred Blanchard iniciou sua carreira como ilustrador na mídia impressa antes de publicar seu primeiro álbum em 1990, Ran Corvo, com roteiro de Doug Headline. No mesmo ano conheceu Olivier Vatine, com quem trabalhou no volume 4 da série Aquablue. Em 1995 criaram o selo “Série B” para a editora Delcourt e desenharam juntos Star Wars em quadrinhos para a Dark Horse/Lucasfilm. Paralelamente, Blanchard trabalhou com animação ao lado do diretor Pascal Morelli. Supervisionou e criou cenários para a adaptação cinematográfica de Corto Maltese, de Hugo Pratt, para a Ellipse Animation e, ao mesmo tempo, supervisionou os cenários da série para a televisão. No final de 2007 desenhou o álbum Travis-Karmatronics, publicou o artbook Surplus Universalis, desenvolveu a série conceitual Jour J e, em seguida, o thriller Wonderball, com Fred Duval e Jean-Pierre Pécau. Ao mesmo tempo, criou designs para várias séries, incluindo Spirou e Fantasio (Vehlmann e Yoann), Les Naufragés d’Ythaq e Sangre (Arleston e Floch) e Renaissance (Duval e Emém).